segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Monólogo: Óculos Escuros.

- Ah! Não fica assim. Tudo que veio, veio porque foi empurrado. Quem mandou ficar sempre no mesmo lugar? É de maior previsibilidade, oras! E quem empurra não vai arriscar errar o alvo, certo? Ninguém quer perder nesse mundo. Só não é atingido quem é o mais esperto. Que vem de mansinho, banhado de negro e coberto de máscaras. Porque, orabolas, quem é sincero, quem dá a cara ao tapeador, acaba ardido. Agora, quem anda de óculos escuros pode estar olhando para todos ou para lugar nenhum. Vou te comprar um Ray Ban vagaba para ver se te temem com mais fervor. Um de 10 reais serve. É só para esconder esse teu olhar sincero, de gente boa, de humildade e pouca ganância. Uma mancha preta no lugar dessas duas esferas e metade da questão foi resolvida, assim, num colocar. Mas se você quiser ser ainda mais temida, tipo, um príncipe maquiaveliano, é bom começar a ser um pouco mais esquizofrênica. Sim, isso mesmo, não seja harmônico em sua expressão. Os óculos vão disfarçar a verdade, mas o sorriso deve estar sempre ali, aberto, querendo engolir todas as alegrias do mundo. Vai! Vai! Abre essa bocarra para eu ver. Isso, isso. Um pouco mais sutil: ninguém gosta do Steven Tyler com aquela caçapa toda, né?

* Compra o óculos e o coloca. *

- Pronto, agora mal consigo te enxergar, quero dizer, seu botox social está quase impecável. Não consigo me decidir se isso no seu rosto é um sorriso de desdém ou de desprezo total. Que incrível! (...) Você não está me esnobando, né?


Blasé. (Ilustração: Yhuri Cruz.)
Clique e veja em alta resolução.
- Ufa! Você é muito boa nisso. Nasceu para ser atriz. Você não tinha noção da sua capacidade, do seu talento para ser uma indiferente! Aquelas grandes expressões sentimentais, aquela sua transparência intrínseca, aquele seu riso sincero e a tristeza em lágrimas... Graças a Deus, tudo sumiu. Aprenda uma coisa, minha pequena aprendiz: a verdade só deve estar exposta nos romances, nos livros e na arte; na vida, ela está sob uma grossa camada de pó de arroz. Aparência é Deus na Terra, e olha que eu nunca o vi. Ele deve usar óculos escuros, certamente.

*

Um comentário:

  1. UASUHAUHUAHSUHASUH.

    Cara, amoo seus textos...

    facebook.com/ReeyAraujo

    me add no face. vlw

    ResponderExcluir